13 de outubro de 2016

A ORQUESTRA

orquestra3A Orquestra de Violões do Forte de Copacabana foi criada em 2011 a partir de uma iniciativa do Instituto Rudá e do Comando do Forte de Copacabana. Formada por jovens talentos provenientes do Instituto, (de algumas comunidades e da rede pública de ensino) esta orquestra traz interpretações alegres, joviais e atualizadas para o século XXI de elementos clássicos da Música Popular Brasileira. O objetivo é selecionar jovens instrumentistas e prepara-los para apresentações, abertas ao público e gratuitas, naquele que é o terceiro ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro.

O atual Comando do Forte de Copacabana apoia e incentiva este projeto do Instituto Rudá, pois acredita no potencial dos componentes da Orquestra, assim como entende que é um projeto de longo prazo, cujos resultados trazem benefícios para toda a sociedade, para os familiares de seus componentes, assim como para público que comparece às apresentações.

Através de aulas teóricas, práticas e ensaios de aperfeiçoamento para os jovens músicos de instrumentos de vários naipes, além de recepção de novos integrantes, são planejadas as 10 apresentações anuais da Orquestra nas dependências do Forte de Copacabana.

Atualmente a Orquestra de Violões do Forte é composta por jovens de diversas localidades, a saber, Copacabana, Botafogo, Vila Isabel, Pavuna, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Magé e Piabetá.