13 de outubro de 2016

Seleção

orquestra21

Para ingressar na Orquestra Violões do Forte de Copacabana é necessário ter formação musical anterior, estar matriculado em escola pública e ser selecionado para participação no Grupo de Estudos do projeto.

O ingresso de novos integrantes depende da disponibilidade de vagas, que são divulgadas através deste site. Os interessados em participar da Orquestra de Violões do Forte de Copacabana deverão entrar em contato no período divulgado e agendar entrevista de audição com o maestro e o diretor artístico. Os que obtiverem maior número de conceitos bom e excelente serão posteriormente avaliados por uma junta (maestro, diretor artístico, coordenação musical e representante do Instituto Rudá) para a decisão final sobre o futuro ocupante da vaga disponível. Em caso de empate, a prova instrumental será determinante para a escolha final.

foto5Podem participar da Orquestra alunos que estejam matriculados e frequentando regularmente o Grupo de Estudo. Poderão também participar aqueles alunos que, concluído o curso em outro projeto social, queiram participar do Grupo de Estudo e manifestarem desejo de entrar na Orquestra.

  1. O Grupo de Estudo se reúne semanalmente às terças e quintas das 14 às 18 horas. A Orquestra se reúne aos sábados, no horário das 15 às 19 horas, para ensaios coletivos, a fim de aperfeiçoar sua performance.
  1. É obrigatória a participação dos infoto3tegrantes da Orquestra nos ensaios semanais, tanto para os ensaios da orquestra propriamente dita, quanto para ensaio de naipes.
  1. A permanência na orquestra está condicionada à assiduidade, à pontualidade, à participação, ao interesse e a disciplina do integrante.
  1. O integrante da Orquestra que tiver frequência superior a 75% das aulas de ensaio receberá bolsa auxílio, como forma de incentivo ou ajuda de custo para comparecimento aos ensaios e apresentações programadas (internas e externas).
  1. O recebimento da bolsa auxílio estará condicionado à presença aos ensaios semanais e às apresentações. Só serão abonadas faltas por motivo de doença, mediante atestado médico fornecido por instituição pública de saúde, entregue até 3 dias após a falta.

 São obrigações dos integrantes da Orquestra:

  • Participar de todas as apresentações agendadas;
  • Portar-se de forma responsável, apresentando-se nos horários estabelecidos para reunião dos integrantes, saída de ônibus, início e fim das apresentações, transporte e guarda do instrumento sob a sua responsabilidade quando no retorno ao Forte.
  • Apresentar comportamento e atitudes adequados, respeito ao próximo, postura profissional, asseio, além de trajar-se com uniforme próprio da Orquestra
  • Ter pleno conhecimento de que estará representando O Forte de Copacabana e o Instituto Rudá nas apresentações,
  • Manter-se atento e preparado para a correta execução das partes destinadas ao seu instrumento.
  • Cabe aos músicos, supervisionarem o transporte e guarda dos instrumentos durante e após as apresentações, assim como as estantes.