Desde 2007, o Instituto Rudá é o responsável pela execução e apresentações de Orquestras de MPB, viabilizando um projeto musical/social que vem recebendo aplausos do público em todas as suas apresentações.
Na época em a Orquestra foi criada, foram selecionados 35 jovens, de 10 a 21 anos, de comunidades carentes como Pavão-Pavãozinho, Cantagalo, Chapéu Mangueira, Babilônia e Santa Marta, que se destacaram pelo seu grau de amadurecimento musical, ao lado da frequência regular ao ensino formal. Além dos violões, a orquestra reúne outros instrumentos, como clarineta, flauta transversa, piano, fagote, violino, percussão e bateria. Hoje, a Orquestra Violões do Forte conta com 25 jovens que possuem de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. Os componentes ensaiam duas vezes por semana no Forte de Copacabana.
Tendo realizado diversas apresentações até o presente momento, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana vem cumprindo o seu papel de incentivar novos talentos, e de difundir a cultura musical, fazendo dessa arte um instrumento de inclusão social e formação profissional.
Acreditando na modificação do indivíduo através da arte, o Instituto empreendeu ações educativas envolvendo jovens, moradores em Vila Isabel e arredores e em situação de carência econômica e social, que demonstraram o acerto na opção pelo ensino da arte, fazendo da música um elemento formador de comportamento. Além dos conhecimentos próprios à execução do instrumento musical escolhido, a música proporcionou àqueles jovens, amadurecimento, aprimoramento do gosto musical e maior solidariedade entre os componentes da Orquestra.
O Instituto Rudá já levou a Orquestra a se apresentar para mais de 180 mil pessoas até dezembro de 2019, em diversos pontos da cidade, como:
- Casa França-Brasil
- Museu Histórico Nacional
- Parque das Ruínas
- Quinta da Boa Vista
- Teatro Carlos Gomes
- Auditório de Furnas
- Auditório da Petrobras
- Centro Cultural Light
- Auditório do Colégio Pedro II
- Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema
- Centro Cultural Banco do Brasil
- Palácio Duque de Caxias
Em diversos eventos, as apresentações se deram em conjunto com outras bandas e orquestras nacionais e internacionais, como:
- Rio + 20
- Trio Filarmônico de Viena no Palácio da Cidade
- L ‘ Orchestre des Jeunes de Houte Bretagne
- Orquestra de Prefeitos de Tyrol, no Planetário da Gávea
- Natal de Luz com a Cantora Maria Creuza em Petrópolis
- Na Jornada Mundial da Juventude para o Papa Francisco no Forte de Copacabana
- no Festival “Travelling RIO” na cidade de Rennes na França